terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Maratona de vinho! Essa sim é para os fortes!

Essa história de correr maratona está super na moda hoje em dia. É, sem duvida, uma atitude saudável por parte dos que se dispõem a participar.

Mas, essa maratona na França, em Médoc, é que é a quente. Tem total apoio da Revista Amélia. Você faz um sport ultra saudável (maratona), e ainda se diverte e aprecia seu vinho!

Correr maratona sóbrio é para os fracos!! Os fortes (alphas) gostam é de correr bêbados!!

A Maratona do Médoc


Muito além de uma simples competição esportiva, a Maratona do Médoc é um evento com ‘‘E’’ maiúsculo que coroa as celebrações da temporada das colheitas de uva.

Na França, as colheitas de uva estão entre as mais esperadas no ano. Este país, que ofereceu ao mundo os conceitos do élan(força vital) e a joie de vivre (alegria de viver), encara esse tipo de celebração de maneira apaixonada. Esse sentimento é levado à tona em eventos como a Maratona do Médoc, realizada anualmente na Aquitânia, no sudoeste francês. Se a maioria dessas provas de longa distância oferece atrativos apenas medianos aos espectadores, já que os competidores, todos uniformizados, passam rapidamente por eles, a Maratona do Médoc é um espetáculo rico em cores, pois a maioria dos 8.500 participantes corre fantasiada, em uma espécie de encontro entre o Dia das Bruxas e o Carnaval.

Julia Child percebeu que, na França, a cozinha é uma nobre arte e um esporte nacional, o que provoca uma relação perfeita com a Maratona do Médoc. De uma maneira tipicamente francesa, o esporte aqui foi elevado ao status de evento culinário. O percurso traçado faz com que os corredores passem por 50 châteaux e caves (como o château Lafite Rothschild) e 21 paradas gastronômicas. Os participantes recebem muito mais do que as frutas tradicionais e garrafas d’água: a eles é oferecido vinho tinto ou branco – em geral, a especialidade da casa –, além do queijo local, ostras e um fois gras, servido em pedaços de pão recém-saídos do forno. É a versão “occitana” do fast food.

A maratona começa e termina no cais de Pauillac, uma pequena cidade na região da Gironda, a meio caminho entre Bordeaux e o Oceano Atlântico. Após a passagem da linha de chegada, os corredores começam a pular e dançar na rua com a promessa de receberem uma ducha redentora, uma massagem reconfortante e uma garrafa de vinho. Os vencedores das categorias masculina e feminina recebem todo o seu prêmio em vinho!

site da maratona

Nenhum comentário:

Postar um comentário