segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Infelizmente, o movimento TOPLESSAÇO em Ipanema não vingou

A Revista Amélia lamenta o fracasso de um movimento importantíssimo para o bem de todos - o TOPLESSAÇO. Organizado pelas mulheres através do facebook, com uma causa social justíssima, a qual apoiamos fortemente, programado para acontecer em Ipanema (Rio de Janeiro), nesse último sábado, dia 21/12/2013, a manifestação não vingou.

Para se ter uma idéia do fracasso desse movimento, o comentário de nosso diretor de Marketing, Ronald Young, escalado para conferir no local a manifestação foi : " Uma esculhambação com um movimento tão importante para o país!"


A expectativa era que estivessem protestando cerca de 8.000 mulheres que confirmaram presença pelo facebook. No entanto, o que se viu foi que chegou mais perto de 8.000 homens que foram ao local para apoia-las, em contrapartida só apareceram 8 (oito!! apenas oito!) mulheres, conforme relatado pela Revista Veja :

"Toplessaço rima com fracasso. Nem de longe as mais de 8.000 confirmações do evento marcado pelo Facebook se refletiram nas areias da praia de Ipanema, neste sábado. Nada mais do que oito mulheres aderiram ao ato, que tinha a intenção de protestar contra o machismo e pela liberdade do corpo feminino. Mas o que elas conseguiram de fato foi atrair uma multidão de homens que se aglomeraram só para ver os seios de fora.

Vendedores ambulantes, fotógrafos e curiosos assumidos começaram a se concentrar em frente à Rua Joana Angélica, por volta das 10h, antes mesmo da chegada de qualquer ativista. E não esconderam a decepção quando milhares se converteram em menos de uma dezena. "É propaganda enganosa. Cadê as 8.000 que o Face dizia que teria? Vim aqui para apreciar", admitiu o vigilante Oséias Lobato, de 47 anos."http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/com-poucos-seios-de-fora-toplessaco-decepciona-curiosos.

Percebe-se nessa reportagem que o apoio masculino foi em peso. Mas a mulherada não parece estar tão envolvida assim, numa luta tão importante para o país, que é a do TOPLESSAÇO. 

Duro foi que, também na mídia internacional esse fracasso foi noticiado. É realmente lastimável. (http://extra.globo.com/noticias/mundo/fracasso-do-toplessaco-do-rio-noticia-em-jornais-internacionais-11136505.html )

Alguns relatos também mostraram como o apoio masculino se destacou, enquanto a participação feminina foi bastante tímida e sem força :

"Outros se dirigiam às mulheres vestidas dizendo: "tira! É pra tirar!". Um vendedor de chá mate no local gritava que aquele era "o mate do peitinho gelado".

Uma de suas amigas chegou a receber uma "cantada" de um Guarda Municipal quando estava chegando à praia. Ao perguntar onde estava o evento, foi olhada de cima abaixo e ouviu: "você vai ficar linda, hein?".
Ao ver a plateia que as esperava, algumas mulheres foram embora sem sequer por os pés na areia." http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/bbc/2013/12/21/toplessaco-tem-assedio-masculino-e-poucas-manifestantes-no-rio.htm

Bem, apesar do aparente fracasso, a Revista Amélia continua apoiando a causa e se propõe a ajudar numa próxima manifestação dessa. Porém, exigiremos mais comprometimento das mulheres. Não é possível que 8.000 confirmem presença para lutar por uma justíssima causa, mas apenas 8 tirem a parte de cima do biquíni!!!!

A Revista Amélia entende que o movimento fracassou por conta da falta de comprometimento social e cientifico das mulheres. Mas, esperamos que isso mude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário