segunda-feira, 20 de abril de 2015

A moda agora é adultos pintando para relaxar!

Sucesso dos livros de colorir para adultos revela que pintar é tendência na busca por relaxamento.
Você tem horror de trabalhos manuais, não consegue fazer um risco reto e acha que desenhar ou pintar alguma coisa razoavelmente decente é mais difícil do que ganhar sozinho na Megasena? Prepare-se. Você é uma vítima em potencial da nova febre do momento: os livros de colorir para adultos. Antes de dizer que JA-MAIS compraria um e que nem sabe a diferença entre um lápis e uma hidrocor, preste atenção no fenômeno que começou no Reino Unido e tomou conta do mundo.

A Revista Amélia, tem o tema certo para a pintura dos adultos :

Suruba para colorir – o verdadeiro livro para desestressar adultos

Nós consideramos justa toda forma de expressão artística, mas pintar livros com florzinhas já é demais. Mesmo assim, se você se sentiu atraído pela febre dos livros de colorir como forma de desestressar, temos uma opção, digamos, mais a sua cara.

Você já deve ter visto alguma amiga postar foto no Instagram com uma caixa de lápis de cor de 200 cores, florzinhas pintadas e um monte de gente comentando “também quero!”, “que livro é?”, “é aquarelado?” e certamente ficou se perguntando “quantos anos ela tem?”.
 
Pois é, isso não é só com ela. Os livros de colorir para adultos são uma das maiores novidades editoriais de 2014 na Europa. Aqui no Brasil, o que pegou foi o Jardim Secreto – Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse, de Johanna Basford. Os “jardineiros”, como se intitulam os adeptos da febre, fizeram a obra chegar ao primeiro lugar no último ranking dos mais vendidos pela editora e também no portal PublishNews, sobre o mercado editorial.
 
Desde o lançamento no Brasil, em novembro, Jardim Secreto já vendeu 100 mil exemplares e é considerado um “antídoto” ao ritmo frenético e digital em que as pessoas vivem hoje em dia. Para quem “brinca”, funciona como uma terapia, apesar de os médicos alertarem que isso é só uma etapa do processo de uma terapia, ou seja, não resolvem o problema, mas ajudam.
 
Uma versão para adultos (mesmo) foi lançada por aqui em março com uma temática para passar longe das crianças: Suruba para colorir. A versão apimentada conta com desenhos de grandes nomes da ilustração e caricatura, como Laerte, Adão Iturrusgarai, o caçula João Montanaro, Indio San e mais 30 artistas que retrataram a suruba de formas inusitadas, bem-humoradas e até poéticas.
 
A idealizadora do livro e editora da Bebel Books, Bebel Abreu, contou em entrevista à Folha de S. Paulo que “a ideia surgiu numa ‘suruba criativa’, numa noite quente da Lapa carioca” e que serviria como “sal de fruta para a ressaca eleitoral da disputa entre Dilma Rouseff e Aécio Neves”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário