domingo, 18 de maio de 2014

Divórcios estão em alta no país!

O numero de divórcios têm crescido bastante no Brasil e mais ainda no Rio de Janeiro. Reportagem do Jornal OGLOBO traz dados significativos do crescente numero de divórcios observado no Estado do Rio.
A Revista Amélia não estimula o divórcio. Ao contrario, tenta trazer sempre novos argumentos para uma maior compreensão dos problemas da vida a dois no intuito de evitar brigas e assim, evitar divórcios.
No entanto, entendemos que muitas vezes, o divórcio é mesmo a solução. Para estes casos, não esqueçam da Festa de Separação

Vejamos a reportagem do OGLOBO :


Em seis anos, separações crescem 41% e casamentos avançam só 21%
Itatiaia encabeça o ranking da taxa de separações: a cada dez uniões oficializadas, foram 11,4 divórcios em 2012
RIO — Vanderleia Ribeiro passou os últimos anos juntando moedinhas para realizar um antigo sonho. Queria se casar com Brasilino Pinto, que conhecera ainda criança. Sem saber ler ou escrever, essa moradora de Itatiaia, no Sul Fluminense, acreditava que a quantidade, e não o valor de cada moeda depositada num cofre, era a forma de fazer o dinheiro multiplicar. O esforço não resultou em muitos recursos, o que dificultava levar adiante o seu sonho. Isso, no entanto, mudou quando ela conheceu em 2012 um advogado que se sensibilizou com a sua história e resolveu ajudar. Ele bancou as despesas de R$ 1,2 mil do casamento.
 
Numa cerimônia simples, mas cheia de emoção e declarações de amor do noivo, o servente Brasilino, de 62 anos, e a catadora de material reciclado Vanderleia, de 47, se casaram na última sexta-feira, no cartório da cidade. Mas essa união, com todos os protocolos que a lei exige, pode ser considerada hoje um caso cada vez mais raro em Itatiaia. Dados do Anuário Estatístico do Rio indicam que, entre 2006 e 2012, o número de divórcios no estado cresceu num ritmo mais forte que o de casamentos. Enquanto a união em cartório teve acréscimo de 21% no período, as separações atingiram 41%. Itatiaia encabeça o ranking da taxa de separações no estado. A cada dez uniões oficializadas, foram 11,4 divórcios em 2012. Na Região Metropolitana do Rio, o índice foi bem menor: 1,4 divórcio para cada dez casamentos. Em valores absolutos, a capital teve em 2012 o maior número de casamentos (30,3 mil) e de divórcios (3,4 mil).
 
Também moradora de Itatiaia, a comerciante Valéria Moreira, de 35 anos, foi casada por mais de uma década. Ela se separou em 2012 e já está casada novamente. Valéria conta que, entre as suas amigas, há 15 divorciadas. Para ela, as novas tecnologias ajudam a explicar o número de separações.
— A internet permite que as pessoas conheçam outras muito rapidamente, e isso tem levado ao fim de muitos casamentos. Mas acho também que as mulheres hoje conhecem mais os seus direitos e estão mais independentes financeiramente. Isso ajuda na hora de decidir se divorciar — observa.
 
 
Em linhas gerais, o Estado do Rio segue a tendência nacional registrada pelo IBGE de aumento do número de casamentos, embora em ritmo mais lento que o registrado na década de 70. Os divórcios por aqui também acompanharam o restante do país, com um aumento após a emenda constitucional de 2010, que facilitou os processo de separação. Mas as diferenças entre as taxas de Itatiaia e da capital podem ser explicadas por disparidades no comportamento de alguns números, associadas a aspectos culturais e de acesso à informação.
 
Entre 2006 e 2012, os registros de casamento em Itatiaia caíram 32%. Já os pedidos de divórcio passaram de 45 para 91 (variação de 102%). Na capital, no mesmo período, os casamentos subiram 10% e os divórcios, 12%. Essas diferenças fizeram as taxas de separação no município do Sul Fluminense se distanciarem do valor observado no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário